quinta-feira, 25 de julho de 2024

Entenda estudo da NASA que aponta que o Brasil será inabitável em 50 anos.

https://www.acidadeon.com/campinas/cotidiano/entenda-estudo-da-nasa-que-aponta-que-o-brasil-sera-inabitavel-em-50-anos/ 


Um estudo citado pela Nasa – agência pública espacial dos Estados Unidos (EUA) – deu o que falar nos últimos dias na imprensa brasileira ao prever que áreas do Brasil poderiam ficar inabitáveis até 2070 devido ao calor extremo provocado pelas mudanças climáticas.

Uma imensa parte das regiões tropicais e até mesmo latitudes médias que podem ficar inabitáveis se a temperatura chegar nesse nível de 4º C ou mais.

Para o líder científico em Soluções Climáticas Naturais da The Nature Conservancy (TNC), Fernando Cesario, o estudo citado pela Nasa antecipa – para daqui a 30 ou 50 anos – o aumento da ocorrência de eventos extremos, com calor que pode levar à morte.

“Os estudos antigos mostravam que a gente só ia atingir esses níveis daqui a 100 anos, daqui a 200 anos. E o que ele mostra é que essa probabilidade, essa janela de perigo, de ter áreas muito quentes e úmidas, está mais próxima do que a gente imaginava”, completou.

Ainda segundo Nobre, se o aquecimento da Terra não for revertido, além dos gases que emitimos com fábricas, carros e aviões, os oceanos e as geleiras poderiam emitir quantidades enormes de gases que elevariam a temperatura a 8 ou 10ºC acima dos níveis pré-industriais a partir do ano de 2100.

terça-feira, 23 de julho de 2024

Oscilação na Antártida entra em fase que favorece ar polar no Brasil.

https://metsul.com/2024-07-23-oscilacao-antartica-clima/ 


O que ocorre na Antártida tem reflexos no clima do Brasil. O padrão de circulação de ventos ao redor do continente antártico neste final de julho tende a ter reflexos no tempo do Centro-Sul do território brasileiro nas próximas duas a três semanas, prevê a MetSul Meteorologia.

Nestes últimos dias de julho e possivelmente ainda no começo de agosto se projeta que os ventos ao redor do contente antártico vão estar mais enfraquecidos, o que levará a uma maior ondulação das correntes de jato (vento) nas altitudes em que voam os aviões de carreira, fazendo com que a atmosfera fique mais ativa em fenômenos nas latitudes médias da América do Sul.

Quando isso ocorre há tendência de mais ciclones no Atlântico Sul, aumento da chuva no Brasil e, principalmente, uma maior propensão ao ingresso de massas de ar frio no Sul do território brasileiro.

A Meteorologia presta muita atenção nesta oscilação porque ela costuma trazer efeitos no clima do Brasil, seja na chuva ou na temperatura.

Oscilação antártica - Trata-se de um índice de variabilidade relacionado ao cinturão de vento e de baixas pressões ao redor da Antártida. A Oscilação Antártica tem duas fases. A positiva e a negativa.

Na positiva, o cinturão de vento ao redor da Antártida se intensifica e se contrai em torno do Polo Sul. Já na fase negativa, o cinturão de vento enfraquece e se desloca para Norte, no sentido do Equador.

Com a maior ondulação da corrente de jato na fase negativa, crescem as chances de episódios de chuva mais volumosa e ciclones. Estudos mostram que na fase negativa há uma maior propensão para chuva no Sul e Sudeste do Brasil.




segunda-feira, 22 de julho de 2024

Quando os humanos habitaram a América do Sul pela primeira vez? Estudo revela novos indícios.

https://www.terra.com.br/byte/ciencia/quando-os-humanos-habitaram-a-america-do-sul-pela-primeira-vez-estudo-revela-novos-indicios,205425becc1fdf76fce4b1f18234da92ywohjeh4.html 


Pesquisadores encontraram fóssil de animal que viveu na Argentina há 21 mil anos; animal tinha marcas de cortes, o que indica presença humana no período.

"Nossos resultados fornecem novos elementos para discutir a ocupação mais antiga na região sul da América do Sul e, especificamente, para a interação entre humanos e megafauna local na região dos Pampas durante a Última Era do Gelo", diz trecho do artigo publicado na revista científica Plos One.

Esses animais tinham, em média, cerca de 2 metros de comprimento e pesavam 360 quilos. O animal objeto do estudo, no entanto, era um pouco menor, com 300 quilos e tinha 1,8 metros de comprimento. Os pesquisadores acreditam que ele viveu há cerca de 21 mil anos.

Os ossos encontrados tinham marcas de cortes que, ao que tudo indica, foram feitos com auxílio de instrumentos de pedra. Isso, segundo os pesquisadores, sugere a presença de Homo sapiens, apontada como a espécie capaz de manusear esse tipo de instrumento - daí a relação entre o fóssil e os humanos.

"Análises quantitativas e qualitativas das marcas de corte, reconstrução das sequências de desossa e avaliações dos possíveis agentes envolvidos nas modificações observadas na superfície óssea indicam atividades antrópicas", afirmam os pesquisadores. O estudo identificou 16 pontos de cortes no animal.

Ainda de acordo com o artigo, estudos anteriores sugeriam que a presença de humanos na América do Sul se deu entre 16 e 18 mil anos atrás. Com base na recente descoberta, os pesquisadores afirmam que a ocorrência é mais antiga. "Nossos resultados estão de acordo com descobertas recentes que mostram evidências de ocupação humana entre 20 e 30 mil anos atrás na América Central e do Sul."






Vacina contra a Paralisia Infantil disponível o ano todo em Jundiaí.

https://tribunadejundiai.com.br/saude/saude-publica/vacina-contra-a-paralisia-infantil/ 


A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) de Jundiaí reforça que a vacina contra a Paralisia Infantil (Poliomielite) continua disponível durante todo o ano em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família. 

Apesar da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite ter sido encerrada em 30 de junho, a enfermeira Vivian Cesar Beteli, responsável pelo Programa Municipal de Imunização da UGPS, enfatiza a importância de manter a vacinação em dia:

“É fundamental que os pais e/ou responsáveis mantenham as crianças com a carteirinha de vacinação contra a Paralisia Infantil atualizada. A Poliomielite é uma doença grave, que pode provocar paralisia irreversível”.

Poliomielite no Brasil

O último caso de Paralisia Infantil no Brasil foi registrado em 1989. Em 1994, o país recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, em 2023, o Brasil foi classificado como de alto risco para a reintrodução do vírus, reforçando a importância da vacinação contínua contra a Poliomielite.

Centro de Saúde do Trabalhador de Jundiaí está em primeiro lugar entre melhores do Brasil.

https://tribunadejundiai.com.br/cidades/jundiai/cerest-jundiai-1-lugar/ 


O Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (CEREST) de Jundiaí conquistou um resultado notável no Qualifica CEREST do primeiro quadrimestre de 2024, obtendo a nota máxima de 78 pontos. Esse reconhecimento coloca o município na primeira posição no ranking dos 25 melhores CERESTs do Brasil, um feito que demonstra a excelência do trabalho desenvolvido pela unidade em prol da saúde dos trabalhadores.

O gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, ressalta a importância do CEREST como referência técnica e pedagógica para 10 cidades da região. “O nosso CEREST desenvolve ações especializadas tanto para a prevenção de acidentes como para o cuidado com os trabalhadores. Mais uma vez, o órgão tem sua atuação reconhecida, o que nos motiva ainda mais a continuarmos aprimorando nossos serviços”, afirma Texera.

Jundiaí tem queda de 58% nos casos de tuberculose.

https://novodia.digital/2024/07/jundiai-tem-queda-de-58-nos-casos-de-tuberculose/ 


De acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, até junho deste ano foram registrados 71 casos da doença, contra 170 no mesmo período de 2023.

Esse resultado positivo é atribuído, em parte, à Campanha de Intensificação de Busca Ativa, realizada entre os dias 15 e 30 de abril. Durante a ação, 364 pessoas foram investigadas e 12 novos casos de tuberculose foram identificados.

Esse resultado positivo é atribuído, em parte, à Campanha de Intensificação de Busca Ativa, realizada entre os dias 15 e 30 de abril. Durante a ação, 364 pessoas foram investigadas e 12 novos casos de tuberculose foram identificados.
“O exame de escarro é simples, rápido e fica pronto em apenas três dias”, explica a enfermeira Jacqueline Zamboti, coordenadora do programa de tuberculose em Jundiaí. “Através da Busca Ativa, conseguimos identificar precocemente os casos da doença, evitando a transmissão e facilitando o controle da tuberculose. Além disso, aproveitamos para orientar a população sobre a doença e seus sintomas”, complementa.


O diagnóstico da doença pode ser feito em todas as Unidades Básicas de Saúde, Novas UBSs e Clínicas da Família do município. Após o diagnóstico, o paciente inicia o tratamento.

A Prefeitura de Jundiaí reforça a importância do diagnóstico e tratamento precoce. Quanto mais cedo a doença for identificada, maior a chance de cura e menor o risco de transmissão.


sexta-feira, 19 de julho de 2024

Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, reforça compromisso do MCTI com a pesquisa antártica.

https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2024/06/ministra-reforca-compromisso-do-mcti-com-a-pesquisa-antartica 


A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou nessa quarta-feira, 12, em Brasília, da reunião do Comitê Nacional de Pesquisas Antárticas (Conapa). O grupo discutiu, entre outras pautas, a realização da 43ª Operação Antártica (Operantar), a partir de outubro. A ministra reforçou o compromisso da pasta em apoiar a ciência no continente gelado. Segundo ela, o Brasil tem o privilégio de fazer parte do grupo de nações que mantém pesquisas na região.

O MCTI atua na gestão científica do Programa Antártico Brasileiro (Proantar), coordenado pela Marinha do Brasil. O Brasil faz parte do Tratado da Antártica, que regulamenta o uso do continente, desde 1975, sendo membro consultivo a partir de 1983 e também é membro do Comitê Científico para Pesquisa Antártica (SCAR, na sigla em inglês).

O Brasil vai para a 43ª Operação Antártica. São 43 anos de pesquisa científica ininterrupta desde que o Brasil aderiu ao tratado. A operação acontece em outubro e termina em março do ano seguinte. 

CONAPA

O CONAPA  tem como principal objetivo coordenar e promover a pesquisa cinetífica brasileira na Antártida, assegurando que as atividades estejam alinhadas com os interesses nacionais e os compromissos internacionais do Brasil na região. É formado por representantes do MCTI, da Marinha do Brasil, do Ministério das Relações Exteriores, do Ministério do Meio Ambiente e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O comitê também conta com até oito cientistas brasileiros reconhecidos pela produção científica em estudos antárticos.


terça-feira, 16 de julho de 2024

Descoberta preocupante na Antártida: subida do nível do mar pode ser ainda mais rápida do que se pensava.

https://www.rtp.pt/noticias/mundo/roberta-metsola-reeleita-presidente-do-parlamento-europeu-para-nova-legislatura_n1586335 


Descoberta preocupante na Antártida: subida do nível do mar pode ser ainda mais rápida do que se pensava.

Um novo estudo revela que o manto de gelo da Antártida está derretendo de uma forma nova e preocupante.

A água quente do oceano está infiltrando-se por baixo do manto de gelo da Antártida.

O fenômeno, que causa um derretimento mais acelerado do que se pensava até agora, pode levar a um “ponto de viragem” (limiar em que uma série de pequenas alterações se acumulam para empurrar um sistema para além de um ponto sem retorno).

Um aumento muito pequeno da temperatura da água intrusiva poderia levar a um aumento muito grande da perda de gelo.


sábado, 13 de julho de 2024

Programa "Pé de árvore".

https://tribunadejundiai.com.br/cidades/jundiai/pe-de-arvore-em-mais-tres-bairros-de-jundiai/ 


Programa Pé de Árvore

O programa acontece em parceria pela Unidade de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, que recebe as demandas e faz o projeto, com a Unidade de Infraestrutura e Serviços Públicos. A Unidam e o Jardim Botânico oferecem as mudas e executam o plantio. Além disso, a DAE abre os canteiros nas calçadas para receber as árvores e também a execução do plantio.

Criado em 2021, o Programa Pé de Árvore promove o plantio de árvores nas calçadas em frente aos imóveis. Assim, os proprietários podem solicitar a iniciativa e se comprometem a fazer a manutenção necessária. Os interessados em receber árvores em frente ao seu imóvel podem fazer a solicitação digital pelo e-mail: urbanismo@jundiai.sp.gov.br.

 

A preparação do local, plantio das mudas e instalação de placa de identificação do programa ficam sob responsabilidade das Unidades de Gestão da prefeitura. O munícipe deve se comprometer a cuidar das mudas e informar sobre eventuais problemas com as árvores.

 


Sonda chinesa pousa no lado oculto da Lua em missão histórica de coleta do solo.

https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/sonda-chinesa-pousa-no-lado-oculto-da-lua-em-missao-historica-de-coleta-do-solo/ 


China pousa na lua

No dia 2 de junho, a China pousou na lua, em uma aeronave não tripulada, em uma missão histórica. Com isso, o país faz parte da corrida global à lua.

O objetivo foi o país colher amostras do solo e de rochas do lado do espaço, considerado o outro lado da lua.


OMS alerta para variante mais perigosa de mpox.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-06/oms-alerta-para-variante-mais-perigosa-de-mpox 


Nova variante Mpox

No dia 28 de junho, a Organização Mundial de Saúde (OMS), alertou para uma nova variante da Mpox, também conhecida como a varíola dos macacos. 

A OMS informou que a República do Congo é o país afetado com essa variante, que tem crescido exponencialmente desde 2022.


sexta-feira, 12 de julho de 2024

Modi vence na Índia, mas perde apoio e passa a depender de parceiros de coalizão.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/06/04/modi-vence-eleicoes-na-india-mas-com-menos-cadeiras-do-que-esperado.ghtml 


Modi vence na Índia 

O primeiro-ministro da Índia, Modi, venceu as eleições para presidente. Entretanto, apesar de vender as eleições, o político perdeu o apoio do Parlamento.


Com governo de coalizão, Ramaphosa toma posse para segundo mandato na África do Sul.

https://www.brasildefato.com.br/2024/06/19/com-governo-de-coalizao-ramaphosa-toma-posse-para-segundo-mandato-na-africa-do-sul 


Posse de presidente da África do Sul

No dia 19 de junho, Cyrio Ramaphosa tomou posse como presidente da África do Sul.  O político está no segundo mandato de cinco anos. 

O presidente foi eleito com 283 votos na primeira sessão do Parlamento. O político teve apoio dos partidos de oposição Aliança Democrática, centro-esquerda e nacionalista zulu.

A posse de Ramaphosa inicia uma nova fase na história do país. Agora, o governo será de unidade nacional sem precedentes. 


O fenômeno El Niño chegou ao fim. O que vem depois?

https://www.nexojornal.com.br/expresso/2024/06/18/el-nino-brasil-dia-que-acaba-la-nina 


Fim do "El nino"

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) avisou que o fenômeno "El nino" deve terminar em junho. O órgão informou que, em julho, há previsão do início do "La nina".


quinta-feira, 11 de julho de 2024

Cláudia Sheinbaum - primeira mulher eleita presidente do Méxixo.

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/quem-e-claudia-sheinbaum-primeira-mulher-eleita-presidente-do-mexico/ 


Primeira presidente mulher do México 

Claudia Sheinbaum foi eleita a primeira presidente mulher na maior eleição da história do México. Ela é ex-prefeita da cidade e ganhou a eleição com mais de 60% dos votos.

Conhecida como "la doctora", por causa da sua carreira acadêmica, a política é graduada em física e tem doutorado em Engenharia Energética.


Eleições 2024 no Estados Unidos: Biden e Trump fazem primeiro debate em tom agressivo e com troca de ofensas.

https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2024/noticia/2024/06/27/eleicoes-2024-nos-eua-biden-e-trump-fazem-1o-debate.ghtml 


1º debate presidencial 2024 dos EUA

Joe Biden, atual presidente dos Estados Unidos (EUA) e Donald Trump, ex-presidente (2017-2021), realizaram o primeiro debate presidencial 2024 do país no dia 27 de junho.

Reportagens veicularam que o debate foi marcado por agressividade por parte de Trump e confusão da parte de Biden. 

As eleições presidenciais dos EUA 2024 serão realizadas no dia 5 de novembro.


Descriminalização do porte de maconha.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2024-06/entenda-decisao-do-stf-sobre-descriminalizacao-do-porte-de-maconha 


Descriminalização da maconha

No dia 25 de junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) optou por descriminalizar o porte de maconha para uso pessoal. A decisão foi tomada após nove anos de discussões e interrupções.

Conforme o STF, os usuários de maconha continuam proibidos de usarem a droga de forma pública. Entretanto, caso sejam pegos, as punições serão, agora, de caráter administrativo e não mais criminal.

No dia 26, o STF informou que o usuário pode ter até 40g de maconha. Esse valor, segundo o Supremo, diferencia o usuário do traficante

Forças Armadas vão permitir alistamento militar feminino em 2025.

https://exame.com/brasil/forcas-armadas-vao-permitir-alistamento-militar-de-mulheres-em-2025/ 


Alistamento de mulheres 

As Forças Armadas Brasileiras anunciaram, em junho, que o alistamento de mulheres passará a ser permitido pela a primeira vez na história.


sábado, 6 de julho de 2024

Com casos de coqueluche em alta, governo de São Paulo alerta para importância da vacinação.

https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/ultimas-noticias/com-casos-de-coqueluche-em-alta-governo-de-sp-alerta-para-importancia-da-vacinacao/ 


Coqueluche

A Secretaria de Sáude de São Paulo informou, em junho, que houve aumento nos casos de coqueluche de janeiro até junho deste ano. Segundo a Secretaria, foram notificadas 139 contaminações, o que corresponde a um aumento de mais de 768% em comparação ao mesmo período do ano passado. 

Dados da União Europeia mostram que, no continente, também foi notificado aumento nos casos. De janeiro a março, foram mais de 32 mil casos. O maior número contaminações é entre bebês menores de 1 ano.  

Em razão do aumento de casos de coqueluche, o Ministério da Saúde reforçou, este mês, que a vacinação contra a coqueluche deve ser ampliada. 


Projeto de Lei prevê pena de homicídio simples para aborto após 22 semanas de gestação.

https://www.camara.leg.br/noticias/1071458-PROJETO-DE-LEI-PREVE-PENA-DE-HOMICIDIO-SIMPLES-PARA-ABORTO-APOS-22-SEMANAS-DE-GESTACAO 


PL do aborto

No dia 12 de junho, a Câmara dos Deputados definiu urgência para a análise do Projeto de Lei 1904/24, conhecido com o PL do aborto. O projeto é de autoria do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) e de outros 32 parlamentares.

Esse PL equipara o aborto realizado após 22 semanas de gestação ao crime de homicídio simples, inclusive nos casos de gravidez resultante de estupro.


Dia de conscientização alerta sobre preconceito contra albinismo.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-06/dia-de-conscientizacao-alerta-sobre-preconceito-contra-albinismo 


Albinismo no Brasil

O Dia Internacional de Conscientização sobre o Albinismo foi comemorado no dia 13 de junho. A data, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem como objetivo informar a população sobre a condição genética considerada rara e diminuir o preconceito contra albinos. 

Segundo este artigo, o albinismo é uma condição genética caracterizada pela redução ou ausência da produção de melanina, um pigmento que dá cor à pele, cabelos e olhos. Existem diferentes tipos de albinismo, sendo o mais comum o oculocutâneo. 

De acordo com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) do Ministério da Saúde, aproximadamente 21 mil brasileiros são portadores de albinismo.


Quase um terço dos casos de malária ocorre em crianças de até 12 anos.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-06/quase-um-terco-dos-casos-de-malaria-ocorre-em-criancas-de-ate-12-anos 


Malária em crianças

Pesquisa do Ministério da Saúde, divulgada em junho, apontou que crianças de até 12 anos representam quase 30% das pessoas que contraem a doença malária.

Com o objetivo de reduzir esses números, o Ministério da Saúde (MS) recomenda que a população use mosquiteiros impregnados com inseticidas de longa duração (MILDs).

O MS reforça que esses mosquiteiros são distribuídos gratuitamente e instalados em áreas de alta transmissão por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).


sexta-feira, 5 de julho de 2024

Aumento histórico de refugiados no mundo.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cj77m54lpj8o 


Refugiados no Brasil 

No dia 13 de junho, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e a Agência das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) divulgaram dados sobre os refugiados no Brasil.

As informações saíram na 9ª edição do Anuário Refúgio em Números, organizado pela equipe do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra). O documento conta com dados repassados pelo Governo Federal. 

Conforme o Anuário, o governo do Brasil reconheceu 77.193 pessoas como refugiadas somente em 2023. Mas, em números totais, o país já conta com 143.033 pessoas reconhecidas. 

O estudo aponta ainda que houve aumento no número de solicitações de refúgio de mulheres, adolescentes e crianças. 

Veja abaixo o ranking das nacionalidades das pessoas que pediram refúgio ao Brasil:

  • Venezuelanos: 81,4%
  • Haitianos: 5,6%
  • Cubanos: 2,9%
  • Angolanos:1,7%
  • Bengalis (oriundos do Bangladesh): 1,2%

ANVISA proíbe produtos com fenol em procedimento de saúde ou estético.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2024-06/anvisa-proibe-produtos-com-fenol-em-procedimento-de-saude-ou-estetico 


Peeling de fenol

Um homem morreu no dia 3 de junho após realizar um procedimento estético conhecido como “peeling de fenol”. O procedimento foi feito por uma esteticista e influencer digital que não tem formação médica.

Após o procedimento estético, o homem teve queimaduras. Peritos que analisaram o caso revelaram que ele também se asfixiou e teve uma parada cardíaca, o que acabou resultando na sua morte.

A esteticista afirmou que aprendeu a fazer o peeling de fenol em um curso pela internet ministrado por uma farmacêutica. Em resposta à fala da influencer, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) ressaltou que o procedimento somente pode ser feito por profissionais graduados no curso de Medicina e especialistas em Dermatologia. 

O acontecimento teve ampla repercussão no mês de junho, despertando reflexões acerca da necessidade de analisar o currículo do profissional que realizará o procedimento estético. 

No dia 25 de junho, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou resolução na qual proíbe a importação, fabricação, manipulação, comercialização, propaganda e o uso de produtos à base de fenol em procedimentos de saúde em geral ou estéticos. 

Segundo este artigo, hoje se utiliza muito a técnica de peeling com fenol, que consiste num tratamento muito eficaz para o combate às rugas e flacidez da pele. Contudo, tal técnica exige muitos cuidados, dada a sua agressividade.


Governo Federal encerra Centro de Emergência contra Dengue.

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/governo-federal-encerra-centro-de-emergencia-contra-dengue/ 


Fim da epidemia de dengue no Brasil

O Ministério da Saúde encerrou as atividades do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública para Dengue e outras Arboviroses (COE).

Superada a situação emergencial, o Ministério da Saúde mantém vigilância intensiva das arboviroses e trabalha no planejamento para evitar novas epidemias no país.


"Fogo chegou antes da hora. É assustador." A luta para enfrentar incêndios no Pantanal.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/czdd7yy183zo 


Incêndios no Pantanal

O Governo do Mato Grosso do Sul decretou, no dia 24 de junho, situação de emergência por causa das queimadas no Pantanal. Conforme o Governo, as consequências dessas atividades são aumento do clima seco e “crescimento exponencial dos focos de calor”. 

Levantamento do Programa de Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sinalizou que o bioma brasileiro Pantanal teve mais de 3,2 mil focos de calor entre os dias 1º de janeiro e 24 de junho. O estudo mostra que esse dado é quase 30% maior ao registrado no ano de 2020.


MEC orienta escolas sobre a proibição de celulares.

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2025/01/31/proibicao-de-celulares-durante-aulas-e-intervalos-orientacoes-mec.ghtml   No dia 13 de jane...