domingo, 29 de dezembro de 2024

Esquerdista Yamandú Orsi é eleito presidente do Uruguai e derrota conservador Álvaro Delgado.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/11/24/eleicao-no-uruguai-resultados-oficiais.ghtml 


No Uruguai, o presidenciável Yamandu Orsi, candidato de oposição ao atual governo, foi eleito nos 2º turno das eleições nacionais. O presidente eleito é herdeiro político de Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai que esteve no poder entre 2010 e 2015.

Orsi contou com 49,8% dos votos e marcou o retorno da esquerda ao governo uruguaio. Lacalle Pou, atual presidente, o parabenizou e reconheceu sua vitória eleitoral.

COP29 termina com acordo sobre nova meta de financiamento climático global.

https://www.gov.br/mma/pt-br/noticias/cop29-termina-com-acordo-sobre-nova-meta-de-financiamento-climatico-global 


A COP29, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, começou no dia 11 de novembro na cidade de Baku, no Azerbaijão. Este evento global que reúne nações, autoridades e especialistas de todo o mundo seguiu com atividades até o dia 22 de novembro.

COP significa Conferência das Partes, uma reunião internacional entre países que debate sobre mudanças climáticas e define acordos e convenções globais da Organização das Nações Unidas (ONU).

O evento é importante por estabelecer um espaço de negociação, diálogo e cooperação entre todos os países que assinam a convenção, quase 200 nações, que possuem o objetivo em comum de reduzir os impactos das mudanças climáticas na sociedade.

G20 Social termina com entrega de declaração final ao presidente Lula e foco no combate à fome.

https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/declaracao-final-do-g20-social-traz-foco-no-combate-a-fome 


A Cúpula dos Líderes do G20 de 2024 começou dia 18 de novembro. A cidade-sede foi o Rio de Janeiro e o principal local dos eventos foi o Museu de Arte Moderna da capital carioca.

Líderes das principais economias mundiais se encontraram para debater soluções relacionadas a diversos temas, este ano as conversas se concentraram em três temas, sendo eles o combate à fome, pobreza e desigualdade, as três dimensões do desenvolvimento sustentável (econômica, social e ambiental) e a reforma da governança global. Os enfoques foram definidos pelo governo brasileiro que exerce a presidência desde o fim do G20 de 2023, que aconteceu na Índia.

O G20 foi criado em 1999 para aumentar a integração dos países no combate às crises financeiras globais. É um fórum de cooperação econômica internacional que visa fortalecer a economia e o desenvolvimento social.

Ao longo do ano de 2024 foram realizadas mais de 100 reuniões de trabalho que aconteceram nas 5 regiões do Brasil. Além das lideranças políticas, o fórum também contou com participação da sociedade civil, por exemplo, até o dia 16 de novembro ocorreu a Cúpula Social que contou com a participação de organizações não governamentais de diferentes países.

Trump é eleito presidente dos EUA: veja que Estados votaram no republicano ou em Kamala Harris.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/crr9q9pj5kwo 


Donald Trump foi matematicamente eleito presidente dos Estados Unidos no dia 6 de novembro, após registrar 277 votos de delegados favoráveis a sua candidatura. Em segundo lugar, ficou Kamala Harris, candidata do partido democrata que assumiu a campanha após a desistência do então presidente Joe Biden.

No fim das contagens de votos, Trump ficou com 312 delegados e Kamala com 226. O candidato republicano ganhou na maioria dos estados e somou 76.917.038 votos populares, ao passo que Kamala conseguiu 74.441.439.

O sistema de eleições dos Estados Unidos segue a lógica de Colégio Eleitoral, ou seja, não é uma conta direta com os votos dos eleitores. Cada estado tem uma quantidade de delegados escolhidos durante o pleito para representar a população local.

Em quase todos os estados, os votos dos delegados vão todos para o candidato com mais votos populares, exceto no Maine e em Nebraska que os delegados se dividem de forma proporcional. No total, são 538 delegados, para ser eleito é preciso garantir 270 votos.

sábado, 28 de dezembro de 2024

Boicote ao Carrefour acabou? Entenda as consequências do pedido de desculpas do CEO francês.

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/boicote-ao-carrefour-acabou-entenda-as-consequencias-do-pedido-de-desculpas-do-ceo-frances/ 


O grupo francês de varejo Carrefour divulgou uma decisão que estabelecia a suspensão da venda de carnes do Mercosul em mercados da FrançaO setor agropecuário brasileiro reagiu a determinação e estabeleceu um boicote aos mercados da marca no Brasil.

A medida tomada, inicialmente, pelo grupo francês aconteceu em meio a avanços das negociações de um acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia e acusava a carne sul-americana de ser de baixa qualidade. Após as reações brasileiras, no dia 26 de novembro, o grupo Carrefour lamentou a situação e pediu desculpas, ao afirmar que o objetivo era apoiar pecuaristas franceses e não criticar a produção brasileira.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Entra em vigor lei que cria o Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais Fonte: Agência Câmara de Notícias

https://www.camara.leg.br/noticias/1115399-entra-em-vigor-lei-que-cria-o-cadastro-nacional-de-pedofilos-e-predadores-sexuais/ 


O decreto que insitui um cadastro nacional de condenados por pedofilia e estupro em âmbito nacional foi sancionado. A determinação altera o Código Penal para permitir a consulta pública do nome completo e CPF de condenados por crimes sexuais.

O objetivo desta iniciativa é aumentar a prevenção contra novos crimes, inclusive, impedindo a contratação de condenados em escolas. Anteriormente, os nomes dos estupradores e pedófilos eram resguardados com o intuito de proteger as identidades das vítimas.

Proibição dos celulares nas escolas aprovada em SP: o que pensam as escolas?

https://www.terra.com.br/noticias/educacao/proibicao-dos-celulares-nas-escolas-aprovada-em-sp-o-que-pensam-as-escolas,f67ac208c258615b18004277c9a857a98owtb4rx.html 


O projeto de lei estadual que proíbe o uso de celulares em escolas públicas e privadas do estado foi aprovado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). De acordo com os vereadores participantes da elaboração do projeto, o uso dos dispositivos afeta negativamente a atenção e o desempenho acadêmico dos alunos.

O texto permite que os alunos levem os celulares às escolas, entretanto, ao entrar na instituição devem deixá-los armazenados em local que não permita o uso durante a estadia dentro da escola.

“Enem dos Concursos”: veja novo cronograma do CNU após adiamento.

https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/enem-dos-concursos-veja-novo-cronograma-do-cnu-apos-adiamento/ 


A divulgação do resultado do CNU foi adiada para o dia 11 de fevereiro de 2025. O anúncio foi realizado dia 21 de novembro, pelo Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI).

A princípio, os resultados seriam divulgados no dia 21. Entretanto, foi realizado um acordo judicial para reabilitar mais de 30 mil candidatos que haviam sido eliminados por erro de preenchimento no cartão resposta e para haver tempo hábil de avalição das provas destes candidatos, foi necessário adiar a divulgação do resultado.

A partir desta decisão, 32.260 candidatos foram reabilitados, nenhum participante habilitado anteriormente foi eliminado. O acordo judicial também garantiu que a correção das provas discursivas acontecesse de forma equivalente entre candidatos de ampla concorrência e inscritos na política de cotas. 

PF faz operação contra grupo que planejou matar Lula, Alckmin e Moraes. (Plano punhal verde e amarelo)

https://www.cnnbrasil.com.br/politica/pf-faz-operacao-contra-grupo-que-planejou-matar-lula-alckmin-e-ministro-do-stf/ 


A Polícia Federal divulgou documentos relacionados a uma investigação sobre um plano para assassinar o presidente Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o Ministro do STF, Alexandre de Moraes. Segundo o que foi publicado, membros do grupo de elite do exército brasileiro, Kids Pretos, que integravam a gestão do governo bolsonaro realizaram reuniões, planos e conversas para concretizar os assassinatos e estabelecer um golpe de estado.

O plano foi intitulado “Punhal Verde e Amarelo”. As conversas divulgadas, indicam que o ministro Alexandre de Moraes foi monitorado e seguido; a intenção era envenenar o presidente Lula. A Polícia Federal indiciou 37pessoas, inclusive o ex-presidente Bolsonaro, por tentativa de golpe de Estado e organização criminosa.

Explosão em frente ao STF: 'Grupos extremistas estão ativos' e ataque não foi fato isolado, diz PF

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cly03vp2pxdo 


No dia 13 de novembro, um atentado suicida aconteceu nas proximidades do Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília. Um homem chamado Wanderley Luiz, também conhecido como “Tiu França”, deitou sobre um artefato explosivo logo após acioná-lo e também detonou mais fogos de artifício dentro do seu carro nas imediações da Praça dos Três Poderes.

O homem morto na explosão havia concorrido a vereador em uma cidade no interior de Santa Catarina pelo Partido Liberal (PL) nas eleições anteriores, somou 98 votos. Ele alugou uma casa em Ceilândia, cidade do Distrito Federal, antes do atentado e, durante as investigações, foram encontrados prints que indicavam que ele já pretendia atacar o STF há tempos.

Pela primeira vez, Dia da Consciência Negra terá feriado nacional.

https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2024/11/05/pela-primeira-vez-dia-da-consciencia-negra-tera-feriado-nacional 


Pela primeira vez, o dia da Consciência Negra, 20 de novembro, foi feriado em todo terriório nacional. A decisão de tornar esta data feriado nacional aconteceu em novembro de 2023, até então, o dia era feriado em seis estados e 1,2 mil cidades no país.

O dia da Consciência Negra homenageia Zumbi dos Palmares, líder quilombola assassinado neste dia em 1695 por um grupo de bandeirantes. O Quilombo dos Palmares foi uma das maiores manifestações de resistência à escravidão no país, chegando a 20 mil habitantes.

Enem 2024: quais os próximos passos para conseguir uma vaga na universidade.

https://www.cnnbrasil.com.br/educacao/enem-2024-quais-os-proximos-passos-para-conseguir-uma-vaga-na-universidade/ 


Nos dois primeiros domingos deste mês de novembro, dias 3 e 10, as provas do Enem foram aplicadas em todo o Brasil. Com mais de 4,3 milhões de inscritos, as provas foramaplicadas em mais de 10 mil locais de exame e em 1.753 municípios.

No primeiro dia, o índice de abstenção foi de 26,6% e 4.999 candidatos foram eliminados. Dos concluintes do ensino médio da rede pública, 94% se inscreveram no Enem 2024.

No segundo dia, a taxa de abstenção foi de 30.6% e 1.925 candidatos foram eliminados. A divulgação do gabarito do Enem ocorreria no dia 20 de novembro, mas foi adiantada para o dia 14.

Novidades para o Enem 2025 foram anunciadas pelo ministro da educação, Camilo Santana, como o aumento da convergência do Enem com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o retorno da certificação de conclusão de Ensino Médio pelo Exame Nacional.

Explosão causa incêndio de grande proporção em fábrica da Braskem na Bahia.

https://g1.globo.com/ba/bahia/noticia/2024/11/18/explosao-na-bahia.ghtml 


No dia 18 de novembro, um incêndio, que demorou 7 horas para ser controlado, atingiu o Polo Industrial de Camaçari, Bahia, após uma explosão. A fábrica atingida era da Braskem, empresa da área química.

Mais de 90 empresas das áreas químicas e petroquímicas atuam no Polo Industrial de Camaçari. Apesar do risco e da proporção do incêndio, não houve registro de feridos.



Caso Marielle: Lessa é condenado a 78 anos de prisão; Élcio terá pena de 59 anos.

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/caso-marielle-ronnie-lessa-e-elcio-de-queiroz-sao-condenados-a-prisao/ 


O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro condenou Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz pelo assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, a decisão judicial acontece 6 anos e 7 meses após a feitura do crime. Ronnie e Élcio foram condenados a, respectivamente, 78 e 59 anos de prisão.

Ambos condenados já haviam confessado suas participações no assassinato. As denúncias apresentadas pela Promotoria foram de duplo homicídio triplicamente classificado, pela tentativa de homicídio da assessora Fernanda Chaves e pela receptação de carro clonado para execução do crime.

Por cumprirem prisão preventiva desde 2019, o tempo de pena a ser cumprido considera os últimos anos na dosimetria. A condenação definitiva ocorreu por meio de júri popular.

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Resumo Outubro/2024

 

Resumo Outubro / 2024


OFICIM DA SAÚDE DE JUNDIAÍ

1.   Ação “Campo Limpo” recolheu 2 toneladas de recipientes de defensivos e plásticos agrícolas.

2.        Vacinação contra a Covid-19.


OFICIM DO MEIO AMBIENTE

  1.    Jundiaí – Mata Ciliar


QUADRANTE HOLOPENSÊNICO PLANETÁRIO 3 - AMÉRICA DO SUL

  1. Brasil – Eleições municipais: As Eleições Municipais 2024 ocorreram em outubro, no dia 6 em primeiro turno e 27 nas cidades que tiveram um segundo turno das votações. Neste ano, foram cerca de 454 mil candidatos para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

      Candidaturas de pessoas indígenas teve um crescimento de 14%          em relação ao pleito anterior (2020). Ao todo, foram registrados           2.479 indígenas concorrendo às eleições.

      Pessoas quilombolas venceram as eleições para o cargo do chefe          do executivo municipal em 17 cidades brasileiras, sendo duas              mulheres e quinze homens. Os municípios que terão prefeitos e          prefeitas quilombolas a partir de 2025 são de todas as regiões,            exceto a Sul. 

Em relação à representatividade feminina, das capitais, apenas duas mulheres foram eleitas, as quais comandarão as prefeituras de Aracaju (SE) e Campo Grande (MS). Em todo o Brasil, de todas as cidades, as mulheres venceram as votações em 722 municípios. No aspecto racial, pessoas negras comandarão as prefeituras de seis capitais brasileiras.

A abstenção que se refere aos candidatos que não compareceram no dia da eleição para votar, atingiu a segunda maior marca histórica, ficando atrás apenas da taxa de abstenção das eleições de 2020, período da pandemia de Covid 2019.

2. Brasil - Julgamento internacional da tragédia de Mariana 

O julgamento internacional da tragédia de Mariana (MG) começou no dia 21 de outubro pela justiça britânica e deve se estender até março de 2025. O objetivo é estabelecer uma decisão se a mineradora anglo-australiana BHP Billiton é responsável pelo rompimento da barragem de Fundão. 

O fato aconteceu em 5 de novembro de 2015 na cidade mineira de Mariana. A estimativa é que 47,8 milhões de m³ de rejeitos foram liberados com este rompimento, o que provocou uma série de consequências como a inundação de áreas urbanas próximas, morte de pessoas e animais, como também a poluição do solo e dos rios.

O distrito de Bento Rodrigues foi o principal aglomerado urbano atingido. A tragédia deixou 19 vítimas fatais.

3. Brasil - Aumento de crimes ambientais na Amazônia Legal

        Relatório da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicou um aumento         de 88% em crimes ambientais na região conhecida como                      Amazônia          Legal. Período se refere de agosto de 2023 a                setembro de 2024.

        Segundo a PRF, um dos fatores relacionados a este resultado se           refere à intensificação da vigilância na região. Desde que o Plano         Amazônia: Segurança e Soberania (Amas) foi instituído a                       quantidade de operações de fiscalização aumentou mais de                  140%.          

        O         mesmo vale para o quantitativo de pessoas fiscalizadas.

Cobranças da AGU por acusados de causar queimadas na Amazônia

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou em 9 de outubro sobre a cobrança de multa no valor de R$ 89 milhões de pessoas físicas e jurídicas acusadas de causar a destruição de vegetação nativa com queimadas na Amazônia. As queimadas aconteceram nas cidades de Boca do Acre (AM), Lábrea (AM), Altamira (PA) e São Félix do Xingu (PA). Ao todo foram desmatados 5 mil hectares.

4.   Brasil - Recorde de seca em Brasília.

5.   Brasil - Dessoma de Cid Moreira.

6.   Brasil - Resultados do Censo da Educação Superior de 2023.

7.   36 anos da Constituição Federal de 88.

8.   Eclipse solar (Brasil)

9.   Como queda no preço do lítio afeta a América Latina.

10.              Chile, Brasil e Uruguai lideram índice regional de Inteligência Artificial.

11.              MEC lança edital do Parlamento Juvenil do Mercosul.

12.              Por que é tão difícil um furacão atingir o Brasil? (Curiosidades)

13.              Semana de Inovação 2024.

14.              O navio afundado com tesouro de até US$ 18 bi que é alvo de disputa entre Colômbia, Espanha e indígenas.


QUADRANTE HOLOPENSÊNICO PLANETÁRIO 3 - ANTÁRTIDA

1.   Antártida está ficando verde em ritmo acelerado.

2. Imagens do lendário navio naufragado de Shackleton, que  afundou em 1915 na Antártida.

3. Pesquisador da UFRGS vai liderar maior circum-navegação  científica da Antártida.

4.   Estudo revela existência de microplásticos ainda menores do que os já encontrados, na Antártida.

5.   Sol da meia noite. (Curiosidades)


MUNDO

1.   Vida selvagem diminui 73% em 50 anos. (Meio Ambiente)

2.  “Cometa do século” vai voltar a passar pela Terra? NASA muda previsão. (Astrologia)

3. Mpox: OMS aprova primeiro teste de diagnóstico para uso emergencial. (Mpox/Saúde)


segunda-feira, 9 de dezembro de 2024

Ranking internacional mantém UFSC entre as melhores universidades da América Latina.

https://noticias.ufsc.br/2024/10/ranking-internacional-mantem-ufsc-entre-as-melhores-universidades-da-america-latina/ 


O levantamento QS World University Rankings: Latin America & The Caribbean 2025, divulgado nesta quinta-feira, 3 de outubro, classifica a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) como a 21ª melhor universidade da América Latina e a 18ª melhor da América do Sul. A UFSC também alcançou a oitava posição entre as instituições brasileiras e a quarta colocação entre as federais.

Todas as universidades avaliadas recebem pontuações numa escala de 1 a 100, e a UFSC obteve uma nota final de 76,6. Isso a coloca entre as 5% melhores universidades da região da América Latina e do Caribe. A nota deste ano supera os 68,7 pontos registrados no ano anterior, quando a UFSC ficou em 23º lugar, o que reflete uma melhora significativa no desempenho da instituição no ranking. 

O ranking

A classificação é elaborada anualmente pela Quacquarelli Symonds (QS), empresa britânica especializada em educação. O ranking analisou 437 instituições em 24 países da América Latina e do Caribe e é liderado pela Universidade de São Paulo (USP).

O índice de cada instituição é elaborado por meio de oito indicadores com pesos distintos: reputação acadêmica (30%), reputação de empregabilidade (20%), proporção de professor por estudante (10%), proporção de docentes com doutorado (10%), rede internacional de pesquisa (10%), citações por artigo (10%), artigos por pesquisador (5%) e alcance na internet (5%). Os indicadores mais fortes da UFSC nesta edição foram alcance na web (nota 99.4), proporção de docentes com doutorado (99.1) e artigos por instituição (98.5).

Para a diretora de Relações Internacionais da UFSC, Fernanda Leal, o resultado obtido no QS 2025 reflete a boa reputação da Universidade, uma vez que esse critério representa 50% do peso do ranqueamento, e também condiz com o destaque da UFSC como uma das mais importantes universidades de pesquisa da América Latina. Ela ressalta, todavia, que existem limitações significativas em relação ao uso dos rankings como parâmetro para a tomada de decisão e a formulação de políticas institucionais de internacionalização, tanto pelo seu caráter competitivo quanto pela desconsideração de critérios que formam a universidade pública brasileira, como a extensão universitária. 

Um aspecto fundamental na avaliação das universidades, especialmente as públicas, é seu impacto na sociedade, afirma o secretário de Relações Internacionais, Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho. “Esse aspecto vem sendo abordado pelos rankings universitários, mas ainda de forma lateral. As avaliações expressam o trabalho acadêmico das universidades, focados na formação de pessoas, na pesquisa e na inovação. Estão de parabéns, assim, professores, técnicos e estudantes engajados no trabalho acadêmico, mas também os que atuam nas atividades-meio, que dão suporte às atividades-fim”, destaca o secretário. Ele ressalta ainda que a avaliação considerou o “engajamento global” como 15% do total avaliado, e que a boa classificação da UFSC também expressa um esforço de internacionalização realizado por toda a comunidade acadêmica.

Em relação aos artigos e citações externas entre 2018 e 2023, a temática principal da UFSC foram trabalhos nas áreas de Medicina e Ciências da Vida (Life Sciences & Medicine).

domingo, 8 de dezembro de 2024

O navio afundado com tesouro de até US$ 18 bi que é alvo de disputa entre Colômbia, Espanha e indígenas.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/crejx5rd7x7o

Mas anos após ter sido descoberto, ainda não há consenso sobre quem seria o dono desse tesouro e o que deve ser feito com os restos da embarcação.

A Colômbia e a Espanha reivindicam direito sobre o galeão, assim como uma empresa de salvamento dos EUA e grupos indígenas na América do Sul. Houve disputas judiciais na Colômbia e nos EUA, e o caso está agora no Tribunal Permanente de Arbitragem em Haia.

O governo colombiano diz que quer resgatar os restos do navio e colocar em um museu. Caçadores de tesouros apontam para o valor comercial da carga, que pode chegar a US$ 18 bilhões. 

Mas os arqueólogos dizem que o naufrágio — assim como outros milhares espalhados pelo mundo — deve ser deixado onde está. Historiadores marítimos lembram que o San José é um cemitério e deve ser respeitado como tal: cerca de 600 pessoas morreram afogadas com o navio.

Semana de Inovação 2024

https://www.gov.br/gestao/pt-br/assuntos/noticias/2024/outubro/semana-de-inovacao-2024-ultimos-dias-para-se-inscrever-no-maior-evento-de-inovacao-publica-da-america-latina 


10ª edição do evento traz reflexões sobre o futuro das políticas públicas sob o tema “Novas Formas de Cuidar."

O evento, totalmente gratuito, será realizado nos dias 29, 30 e 31 de outubro, na sede da Enap, em Brasília (DF), com atividades presenciais e on-line. 

Com o tema “Novas Formas de Cuidar”, o evento - considerado o maior de inovação pública da América Latina - traz reflexões sobre a construção de políticas públicas e inovações em governo a serviço do cuidado. Serão mais de 600 horas de programação, com mais de 400 atividades dedicadas ao tema. “A sociedade dos cuidados representa um novo paradigma para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, posicionando o cuidado no centro das preocupações e necessidade urgente da corresponsabilização”, pontua Betânia Lemos, presidente da Enap.

Programação:

  • Epsy Campbell Barr: primeira mulher negra vice-presidente da América Latina;
  • Ariel Pallitz: primeira prefeita da noite de que se tem notícia. Nomeada responsável pelo gabinete de vida noturna de Nova Iorque nas gestões de  Bill de Blasio e Eric Adams entre 2018 e 2023;
  • Bela Gil: chef, ativista, escritora e apresentadora de TV. Ela falará de segurança alimentar;
  • Stephanie Hankey: tecnologista, pioneira em tratar o tema de privacidade e direitos humanos na internet;
  • Vanessa Hasson: PHD em Direitos da Natureza e Mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais, com ênfase em Meio Ambiente;
  • Ed Ruas: Chefe do Gabinete de Inovação Urbana do Recife;
  • Pablo Carvalho: Delegado Especial de Polícia do Estado de Pernambuco. Psicanalista, pós-graduado em Ciências Criminais, escritor de ficção policial e acadêmico de Publicidade e Propaganda;
  • Giulio Quaggiotto:Conselheiro de Inovação Estratégica, Gabinete do Primeiro Ministro, Emirados Árabes Unidos
  • Nishanshi Shukla: doutoranda em Artes, Tecnologia e Comunicação Emergente na Universidade do Texas em Dallas. Sua pesquisa investiga o poder e a política da IA, estudando a discriminação baseada em casta nos sistemas de IA na Índia através de uma lente feminista e pós-colonial.
A Semana de Inovação 2024 é realizada pela Enap em parceria com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o Tribunal de Contas da União (TCU), o Ministério das Mulheres e tem patrocínio de Itaipu Binacional, Dataprev, Instituto Unibanco, Microsoft e Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Por que é tão difícil um furacão atingir o Brasil?

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cjd59741yk9o 

Curiosidades.

MEC lança edital do Parlamento Juvenil do Mercosul.

https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2024/outubro/mec-lanca-edital-do-parlamento-juvenil-do-mercosul 


O Ministério da Educação (MEC) — por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi) — promoveu o Encontro de Mobilização e Lançamento do Edital do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) 2024-2026 nesta terça-feira, 8 de outubro. 

Com a participação de alunos do 1º e 2º ano do ensino médio de redes estaduais e municipais, o evento visou incentivar inscrição e a apresentação de projetos pelos estudantes, bem como mobilizar as redes de ensino. Durante a reunião, foi apresentado um passo a passo para a seleção das etapas nacional e internacional do PJM, além da página do programa no Portal do MEC, onde está disponibilizado o formulário de inscrição.  

“Essa iniciativa é fundamental porque faz com que os jovens participem da conversa política”, disse o ministro de Estado da Educação, Camilo Santana. “Tudo na sociedade depende de decisão política. Por isso, essa parcela da população precisa aproveitar a oportunidade de estar em um parlamento, onde leis e projetos são debatidos, para aprender sobre os processos e levar as discussões para a escola”, defendeu. 

sábado, 7 de dezembro de 2024

Chile, Brasil e Uruguai lideram índice regional de inteligência artificial.

https://news.un.org/pt/story/2024/10/1838776 


O Conselho de Segurança da ONU está considerando o impacto da IA ​​na paz e na segurança.

Os três países sul-americanos foram listados como "pioneiros" por terem demonstrado avanços em ambiente favorável, pesquisa, desenvolvimento, adoção e governança; a análise incluiu 19 países da região.

O Índice Latino-Americano de Inteligência Artificial apontou Chile, Brasil e Uruguai como os mais preparados para o uso da tecnologia, dentre 19 países analisados. O estudo foi lançado no final de setembro pelo Centro Nacional de Inteligência Artificial do Chile, Cenia, e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, Cepal.
O Chile obteve o primeiro lugar no ranking, com 73,07 pontos, seguido pelo Brasil, com 69,30 e Uruguai, pontuando 64,98.
Os três países considerados pioneiros não apenas avançaram na implementação de tecnologias baseadas em IA, mas também estão orientando suas estratégias nacionais para a consolidação e expansão dessas tecnologias em todos os setores da economia e sociedade.
Além disso, eles foram considerados como tendo um ambiente favorável que promove a pesquisa, o desenvolvimento e a adoção de tecnologias, fortalecendo a inovação e a aplicação da IA.
O secretário executivo adjunto interino da Cepal disse que "a nova revolução tecnológica, marcada pela inteligência artificial, tem o potencial de se tornar um fator-chave para superar as armadilhas do desenvolvimento nas quais a América Latina e o Caribe estão imersos”.
Para Javier Medina Vásquez, a IA pode impulsionar a inovação e “enfrentar os principais desafios em saúde, educação e meio ambiente”. O representante da Cepal defende que a IA pode otimizar os processos administrativos dos governos, melhorar a tomada de decisões e responder melhor às demandas dos cidadãos.
No entanto, ele alertou que a tecnologia também pode “aprofundar as lacunas socioeconômicas pré-existentes se não agirmos de forma rápida e decisiva”.
Em relação ao desenvolvimento científico em inteligência artificial, o estudo observou um número crescente de publicações multidisciplinares associadas à IA atingindo um total de 80% na região. Cerca de 70% das publicações estão concentradas em 10 disciplinas, lideradas pela medicina clínica.
De acordo com o levantamento, apesar de a região da América Latina
 ter dobrado a porcentagem de concentração de talentos de IA na 
força de trabalho em média nos últimos oito anos, nenhum país atingiu
 os níveis que os países do norte global tinham no início do mesmo
 período.

MEC orienta escolas sobre a proibição de celulares.

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2025/01/31/proibicao-de-celulares-durante-aulas-e-intervalos-orientacoes-mec.ghtml   No dia 13 de jane...