Submarino desapareceu em janeiro deste ano, após descoberta de estruturas estranhas na parte inferior da plataforma de gelo.
O robô subaquático autônomo da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, fez uma descoberta inédita e impressionante antes de desaparecer misteriosamente na Antártida em janeiro de 2024.
Conhecido como Ran, o submarino não tripulado tinha seis metros de comprimento e foi lançado em 2020 com a missão de explorar a "geleira do Juízo Final". Sua missão foi interrompida após revelar uma série de estruturas desconhecidas sob o gelo da Antártida, quando o sinal do submarino foi perdido.
Ran obteve mapas de alta resolução da parte inferior da plataforma de gelo, revelando informações cruciais para o estudo da elevação do nível do mar causada pelas mudanças climáticas. Embora tenha fornecido dados valiosos, a missão não alcançou todos os objetivos planejados. Wåhlin expressou a esperança de retornar com outro submarino para concluir o estudo.
Uma das descobertas mais impressionantes, segundo a fonte, foi a paisagem subglacial complexa, com picos, vales e formações semelhantes a dunas de areia, causadas, muito provavelmente, por fluxos de água influenciados pela rotação da Terra. Essas descobertas ressaltam a importância das plataformas de gelo para a estabilidade dos glaciares e a potencial aceleração da elevação do nível do mar caso essas estruturas colapsem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário